"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ficar em Paz



Paz é tentativa. Não é passiva postura de esperar consequências favoráveis, quando não há trabalho ativo para conquistá-la.

"Não vim trazer a paz", não é proposta de quem não sabe o que diz. É, assertiva crística e cristalina de quem sabe com profundidade das leis de construção da paz, em meio à guerra íntima de sua obtenção.

Então, por quê descoroçoar da luta?
Postura de combate, mas sem guerra. Toda guerra externa é improdutiva. Quando, apenas, derrama sangue e lágrimas. Usemos nossa agressividade - sua pulsão para o ataque -, no ataque pacífico às nossas imperfeições, mas sem destruirmos seus possuidores, que somos, nós mesmos.

Toda luta é oportunidade de crescimento. Quando sabemos como e para quê estamos no embate.
Quem luta desafia seus "lugares comuns" na vida. Busca um objetivo, em prol de mais e melhor. É lei do progresso. E, todo progresso é benéfico, quando, toca com equanimidade as leis de caridade.

Sejamos, pois, pacíficos, mas combatentes.
Quem perde uma batalha, está apto a encontrar estratégias de um bom combate, na próxima vez.
Todo embate é convite de luz  à transformação de nossas imperfeições milenares. Usemos a energia do bem nesses processos. Sem desaires, autopiedade ou conformismo.

Tentar possibilita errar muitas vezes. Mas cada acerto, é passo certo na construção de nossa felicidade perene.

Jesus sempre nos convidou a vencer a nós mesmos, em meio às lutas e questiúnculas humanas.
Jesus nunca brigou, mas sempre foi o máximo lutador da Vida, por expressá-la em sua máxima característica, num mundo em luta de aperfeiçoamento, como é a Terra.

Portanto, lutemos sim, mas objetivemos nossa luta ao propósito de melhor e, mais fazer o bem, em cada oportunidade que nos surja.
Porque, destas e de tantas outras lutas, em mais ou menos tempo, seremos coroados pelo louro imorredouro da conquista de nós mesmos.

Sejamos pacíficos na luta, repetimos.
Mas que cada ato seja uma marcha constante a aquisição do que somos.

Sejamos felizes com nossas conquistas.
Sejamos construtores de nossa felicidade.

Paz é luta.
Lutemos em Paz.
Muita Paz!

Cláudio


Psicografado por Erick Nogueira, em 21 de agosto de 2009, no "Momentos de Esperança", no Grupo Espírita Esperança - GESPE, Camaragibe - PE.

Nenhum comentário: