"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

sábado, 16 de novembro de 2013

Psicosferas



Psico = alma e esfera = globo, bola. São palavras com origem greco-latina que nos ajudam a visualizar o movimento de nossa alma, que exterioriza seus sentimentos e emoções; além das mais diversas ideias, estas todas, orbitam à nos mesmos. Como a similar-nos  à própria Terra, ou mais além, ao próprio Sistema Solar; onde planetas e demais astros orbitam o Sol, e, todos estes, a repetirem a própria dinâmica do Universo, com suas leis sábias, harmônicas e justas.

Nossas energias tem suas dinamizações, jamais estão fisicamente paradas, estáticas; não há matéria inerte. Nesta, há sempre um intercâmbio de energia, do nível mais denso, ao mais energético e vice-versa.

Sendo a energia maleável ao próprio principio inteligente. Somos nós da crença que, temos agora - mais evoluídos que somos -, a total responsabilidade sobre nossos pensamento e, mais adiante, sobre nossas atitudes.

Como nos relembra Jesus, que somos responsáveis pelo adultério (do latim: corromper, estragar), até pelo pensamento. Não quis Ele, pensamos, apenas no direcionar à uma conduta ético-moral compatível com um mundo social mais harmônico e respeitoso. Ele em sua sabedoria, já nos direciona a pensar o quão nossos pensamentos possuem uma grande força transformativa, que é ainda, não bem conduzida por nós.

O que queremos é nos convidar a pensar que, nossos pensamentos correm soltos, sem disciplina, sem uma averiguação ponderada de nós mesmos em nosso intercâmbio de meio.

Pensar é uma atitude complexa, não tão somente pelas transmissões neuronais no intricado mecanismo químico, elétrico, celular, que nossos órgãos físicos e espirituais processam.

Pensar requer atitudes de processar nossa própria cultura, personalidade, temperamento, maneira de ver o mundo; todos estes ingredientes se mesclam no ser espiritual que somos e, carregamos existência à dentro.

Se mostrássemos uma simples maçã, para alguém que nunca a tivesse visto, ela seria tão só, um objeto sem qualquer expressão signo-simbólica, a quem a visse pela primeira vez. Para outro, seria a explicação da lei da gravidade, para outro seria o fruto proibido do Jardim do Éden, para outro simboliza o amor e, assim, sucessivamente...

Cada um de nós tem uma ideia concebida, em nossas almas, pelos milênios de experiência que já temos. E, são estas ideias que, povoam nossa mente, que por vezes, direcionam nossos pensamentos e, estes, limitam ou delimitam nossas atitudes.

Sem que percebamos, por vezes, somos acometidos por preconceitos que só fazem sentido em nossa cabeça; que se vistos por outros parâmetros, poderiam nos fazer decolar para uma maior compreensão da vida e, de nós mesmos.

Estudar a forma de como pensamos e, o que pensamos é tarefa imprescindível e inadiável a todos nós.

E como chegamos as lides religiosas, aturdidos, confusos e perdidos em nós mesmos, pelo simples descuido de, ainda, não pensarmos bem.

Não sabemos educar o fluxo de nossos pensamentos. Eles voam ao sabor do vento. E vamos, desimpedidamente, atrás deles, como se eles, nos dirigissem e, não o contrário.

O pensamento é o instrumento e moeda de uso comum no plano espiritual onde vivemos. É ele que plasma, constrói, remodela o mundo onde vivemos. Não é diferente do mundo físico, onde vós estais. Para fazer qualquer coisa é necessário antes pensar, montar, esquematizar mentalmente; para só depois, se por tal obra ou objetivo de forma tangível. Explico: para se construir uma casa é preciso antes de um desenho, mesmo que não no papel, para só a partir dai, se ir em busca dos materiais que a edificarão.

Assim é a nossa vida. Temos os projetos arquitetônicos e materiais de construção ao nosso alcance. Basta-nos saber como fazer e como usá-los.

Conquista nossa de milênios, é o pensamento nosso passaporte à capacidade de melhor inteligir. E, inteligindo, ampliar nossos sentimentos e razão a alcançar o Divino, que transpira e repercute em tudo, inclusive em nós.

Pensar bem é caminho seguro, sem a ingenuidade de pensar que tudo é bom. Mas, tão somente, de pensar que tudo, até os maus, caminham para o Bem.

Que Deus nos abençoe,

Cláudio


Psicografado por Erick Nogueira, no "Momentos de Esperança", s/d, no Grupo Espírita Esperança, Camaragibe - PE.

Nenhum comentário: