"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

sábado, 7 de dezembro de 2013

Momento evolutivo



Cada um de nós é ser único.
Somos os viajores do Universo. O Universo é ainda, a nossa casa/escola, onde buscamos crescer física e espiritualmente. Como uma escola na Terra. É, esse Universo, cheio de salas de aulas/turmas, onde há educandos de vários matizes evolutivos.

Há alguns começando seu aprendizado, outros em aulas mais avançadas. Há professores e mestres.

O educando situado nas salas do jardim de infância são os menos aptos, segundo a visão dos que já adentraram o ensino fundamental. Para o ensino médio, os universitários são mais avançados. Claro, que aqui, usamos nossa comparação segundo a classificação atual do ensino no Brasil. Noutros países, as variações e denominações são outras, mas o exemplo é válido para a nossa pequena análise.

O que importa aqui é nossa percepção - auto-percepção diria -, de: onde? E, qual "local" de vivência evolutiva nós estamos? Para entender aquilo que em "O Livro dos Espíritos", está explicado no item 100, que fala da Escala Espírita. 

Descobrir quem somos é a chave de nossa felicidade. Somos o que somos, como somos; por motivo próprio de nossos passos. No longo caminho percorrido por nós.

Para aquele que percebe a vida como um continuum, não pode parar para achar-se pequeno ou insignificante. Quem se compara, para. E, geralmente, para absorto em sentimento de culpa e de inferiorização desnecessária.

Saber quem somos é atitude de alerta de vivência saudável, de aprendizado do Eu superior (Self).
Não há caminho para as zonas luminíferas de nossa vida, sem a passagem consciente pelas sombras.

Mas o que é a sombra? O que é uma sombra?
Perceba uma árvore, sendo banhada pela luz do sol, em determinado ângulo do dia. Veja que, se de uma lado há, o desenho do tronco, dos galhos, das folhas, do outro lado, há a fonte luminosa. Somos desta mesma forma. Estamos de costas para nós mesmos. Para a luz que existe dentro de nós. A cada dia, as ciências humanas descobrem que somos energia; que átomos e suas sub-partículas emitem luz em policromia própria.

"Vós sois a luz do mundo." - assertivamente, nos fala o Mestre dos Mestres, na sua Magna e doce palavra atemporal.
Como duvidar disso?
Somos a luz de nosso mundo interior; luz inapagável, luz imortal.

Acendamos, portanto, nossa luz. Clareemos nossa mente. Dando-lhe insights mais positivos. Quanto mais luz ofertamos a nós mesmos, melhor. Mas cuidado com a iluminação repentina, com a luz é necessário gradação adequada, potência adequada. Luz em excesso é tão perigosa, quanto as trevas da alma. Pelo simples perigo do clarão do ego, que, ofusca a nossa visão real das coisas.

Somos ainda, sombra e luz. Dia e noite. Da mesma forma que a Natureza, da qual somos parte. Percebamos nossos ciclos interiores e, nossa necessidade de, mais ou menos, nos iluminarmos.

Jamais nos neguemos a oportunidade de conhecer, em nós mesmos, nossas maiores necessidades. Aquele que se observa, corre menos riscos, se age na direção de acertar com seus erros.

E, voltando à sala de aula, que é a Vida. Sempre busquemos aprender mais com tudo e, com todos.

Ser quem somos, se não em egoísmo pérfido e destrutivo, é sinal de alguma evolução. E, só evoluímos, por quê demos uns outros passos na direção da felicidade. Nosso tempo agora é de crescer, mais e mais. E, temos nas diretrizes espíritas, meios e oportunidades, de acelerar e, de corrigir visões e atitudes equivocadas.

Aproveitemos essas oportunidades. Estudando nós mesmos com empenho e vontade.


Um abraço,
Vosso irmão Cláudio.


Psicografado por Erick Nogueira, em 07 de agosto de 2009, no "Momentos de Esperança", no Grupo Espírita Esperança - GESPE, Camaragibe - PE.



Nenhum comentário: