"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

sábado, 7 de dezembro de 2013

Tenhamos confiança



Onde adquiri-la, então, quando achamos que não a temos? 
Em nós mesmos! 
Mas como? Se não a temos??
Temos sim, afirmamos.

Confiança é construção nossa, não só de agora. É produto dos séculos que já percorremos.
É resultado de nossas experiências milenares na Vida. Onde, sendo colocados à prova, gota a gota, conscientes ou inconscientemente, elevávamos nossa mente ao céu, na busca de amparo, de consolo e de respostas.

O que acontece hoje conosco, quando nos queixamos de insegurança, falta de fé, é, apenas lembrar que, esse impulso d'alma, que é a confiança, já está em nós e carece desabrochar, tomar forças na razão e, ser firme no propósito de ser inquebrantável; apesar de toda e quaisquer dificuldades que nos surja.

Então, quando nos queixamos de nossa falta de fé. Questionemos, indaguemos com coragem: de que fé falamos? O que buscamos? Será que somos, realmente, descrentes ou estamos numa crise de descrença?

Com a ideia de vidas que se passaram - multiplicidade das existências -, talvez absurda para alguns; ou ainda, somente o materialismo contumaz obsta, que, esse fulcro de novas percepções espirituais chegue à consciência. Para alguns, torna-se mais difícil perceber a vida como ela é. A vida é algo espiritual. A matéria é o revestimento modelador da vida, é o campo de exercício da alma, que, necessita molda-se, cada vez mais, mergulhar-se nas experiências que nos faz ser perceptíveis à caminho da Perfeição, essa, para a qual fomos criados.

A religião que abraçamos é a universidade à qual nossa alma carece, para aprendermos a lições que serão necessárias.

Qual é a melhor religião? É unânime a resposta da sensatez. Aquela que faz o Espírito aperfeiçoa-se na prática do bem, ou seja,  é aquela que, torna o homem melhor.
Disto, a necessária participação de todos nós, no momento evolutivo, ao qual já nos posicionamos, de por nossa vez, fazer da religião o laço que abraça o maior número de crentes. Mas não apenas crentes, mas sim, crentes valorosos. Repletos de fé sentida e, de amor, combustível de todos os momentos e, de todo relacionamento fraternal.

Não há uma só religião que tenha o poder de salvar-nos. A religião é o elã, é o impulso e, o balbuciar necessário à aprendizagem das palavras, gestos saudáveis da postura interior, da unção com o Divino, presente em tudo. Por si só, religião é apenas a sala de aula, que carece de alunos matriculados e, em processo de produção e de vivência de aprendizados. Ela só torna melhor aquele que deseja com força, ser melhor. É necessário a vontade latente e desabrochando no coração. Se não houver essa "fome" de querer luz. O Espírito necessita acordar da "inapetência", e, buscar. Eis o caminho: buscar. Bater, procurar, e, não sossegar até achar - como nos pontua Jesus.

Então, nada de "anemia espiritual", mas sim, o vigor que nos oferta o contato e a oportunidade de aprendermos em comunhão com os outros, no sítio religioso onde aportamos.

Toda religião é caminho à descoberta das verdades espirituais. Em maior ou menos grau, a verdade está presente. E, essa gota ou cascata de verdade é o nosso ponto de partida à verdades que se descortinarão infinito à fora.

Abramos nossos braços e dilatemos nosso coração a aprender com todos; com todas as expressões religiosas. São elas diferentes salas de aula na escola universal do Bem. Até mesmo aqueles que, falte às aulas ou que desconheça tal endereço, são de tempos em tempos convidados a se matricular nesta divina escola. Que pede de nós, empenho e dedicação.

Matriculemo-nos no Bem e assistamos as aulas imprescindíveis em todo instante - dentro e fora da escola. Por que afinal: a Vida, também, é a grande escola de todos nós. 

Muita Paz a todos.
Mohandas e Cláudio


Psicografado por Erick Nogueira, em 27 de fevereiro de 2009, no "Momentos de Esperança", no Grupo Espírita Esperança - GESPE, Camaragibe - PE.






Nenhum comentário: