"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

sábado, 30 de novembro de 2013

Trilhas e caminhos



Andar é uma capacidade que possibilita os seres locomoverem-se, para suprir diversas necessidades. Buscar alimento, procurar abrigo, se afastar de um predador, buscar um local para reproduzir-se, etc. 

Andar foi uma conquista, paulatina, que aconteceu na evolução dos seres de forma crescente e contínua. Exceto, plantas e minerais, a maioria dos seres, locomovem-se, em um momento ou outro, de suas vidas. E, mesmo esses, plantas e minerais, não estão destituídas de locomoção, quer seja, em uma ou outra, estrutura.

Explico, para ficar claro, as plantas não se locomovem, mas seu pólen é transportado pelo vento, pelos animais, etc. Os minerais não se locomovem, mas mesmo assim, são carregados, pelos rios, pela chuva, pelos movimentos tectônicos, etc.

Desta pequena ilustração, bastante sintética, buscamos nos convidar à uma reflexão e, talvez, uma interpretação pessoal do termo andar.

Andar é uma ação. Toda ação cria e facilita uma reação. Nossa fisiologia e neurologia aprendeu a andar quando o homem saindo do primarismo aprendeu a ergue-se, eretamente, e tornou-se bípede.

Com essa simples ação, nos tornamos capazes de visualizar o mundo de um outro ângulo. Se antes, nossos sentidos do olfato, paladar e audição eram, exclusivamente, usados. Tivemos que aprender a usar a visão binocular, que é uma conquista do homem.

Resumimos, um longo percurso evolutivo, em duas ou três frases, que aqui escrevemos. Apenas  no intuito de nos fazer perceber que, temos todo um equipamento físico preparado para suas funções.

Se andamos hoje, o andar foi uma conquista evolutiva que merece ser celebrada e percebida, como aquisição meritória de todos nós, obras divinas em progressiva evolução.

Atrevo-me agora a nos questionar do ponto de vista mais filosófico; nos suscitar a uma pequena reflexão.
Se sabemos que andamos, seria bom sabermos: como andamos? Quais trilhas? Quais caminhos percorremos?

Trilha nos sugere a ideia de um atalho pequeno, uma vereda, um picada feita de forma rudimentar e, que serve por um dado momento, para se chegar à um lugar qualquer.

Caminho nos parece ser uma via mais elaborada, é como se fosse uma trilha que, de tanto usada, tornou-se fundamental.

Na vida, por vezes, andamos em trilhas, noutras em caminhos... Dependendo da consciência e da urgência que nossa vida precisa para uma boa locomoção.

Da mesma forma que há trilhas e trilhas, há caminhos e caminhos.

Se observamos a história do Cristianismo, seu desenvolver ao longo do tempo, somos capazes de perceber as trilhas e caminhos que foram seguidos pelos religiosos ditos cristãos. Houve vários que se desviaram: pelo poder temporal, pelo orgulho e pela vaidade, rumando à trilha do próprio inferno pessoal. Outros, caminharam rumo ao trabalho sacrificial, ao amor ao próximo e, à uma conduta cristã vivida e sentida.

Todos estes tinham pés e, deambulavam com os mesmos mecanismos dados pela natureza, que é obra divina. 

Então: quais as trilhas que seguimos? São atalhos seguros? Onde levam? São vias perigosas ou margeadas de flores ilusórias?

Jesus colocou-se com caminho. Na Sua célebre frase: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Como a nos mostrar que: é um rumo, via e sinalização segura para se chegar à algum lugar, que para Ele, é o Pai, a Unidade, da qual falou fazer parte (Eu e o Pai somos Um) e, nos disse que também somos (Vós sois deuses).

O moço rico escolheu a trilha da impossibilidade e do desdém, deixando para depois, para mais tarde...
Paulo após trilhar pela ignorância das próprias leis civis e convicções de seu tempo. Caminhou, caminhou muito, até dar de face com o próprio Cristo.

Todos tiveram a mesma oportunidade de andar. Um era paralítico do pensamento e da alma, outro venceu a própria deficiência e aprendeu a caminhar com os próprios pés.

Somos todos nós caminhantes da vida. As trilhas quase sempre são escolhas que fazemos.
É natural que tropecemos, que caiamos; faz parte do andar. Quedas e tropeços, até que nossas pernas estejam firmes para a caminhada.

Mas a partir disso, somos nós, responsáveis por nossos passos e caminhos que escolhemos na vida. Ninguém caminhará por nós, temos a errônea certeza de que, a vida fará isso, nos polpando da tentativa e aprendizado.

Deus nos deu a inteligência e devemos usá-la em nosso próprio aprimoramento.
Recusar-se a caminhar dessa forma é estranho egoísmo e cegueira, que, nos atrasa a marcha evolutiva, em anos ou milênios, até que os mecanismos - dolorosos - da vida nos empurrem caminho à frente.

Ouçamos o convite claro de Jesus. Ele é o Caminho. Ninguém nos levará à Deus senão Ele. Todos os outros caminhantes que lhe refletiram a luz são apenas trilhas que levam até Ele.

Jesus é o Caminho. Trilhar este caminho, quilômetro a quilômetro,  metro a metro, é certeza atestada por tantos Espíritos, que hoje, se encontram em beatitude e em paz com suas próprias consciências.

Com respeito a todas as formas de crer e de adorar, colocamos aqui Jesus - em sua Ética e doutrina toda de Amor -, e não à esta ou àquela religião que diz tê-Lo em seu escopo, mais ou menos perfeito.

Dizendo isto, em opinião pessoal, nos convido à reflexão sobre nossas trilhas e caminhos na vida.


Muita Paz a todos nós.
Vosso irmão,
Cláudio

Psicografado por Erick Nogueira, em 27 de maio de 2011, no "Momentos de Esperança", no Grupo Espírita Esperança - GESPE, Camaragibe - PE.




Nenhum comentário: