"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Simplicidade



Quem não gostaria de ser simples?
Viver sem ter que se preocupar com comezinhas razões, que, nos atrelam à questiúnculas, que ainda mais, nos oprimem, nos angustiam.
Deixando-nos de respiração opressa, de olhar vazio, e nos sentindo abatidos.

Bem-aventurados são os simples - nos enunciou, Jesus.
Mas o que é simplicidade para o Cristo?
Será a pobreza?
A falta de cuidado conosco?
Será a falta de responsabilidade com a cidadania e com a vida social?

Precisamos aprender a ser simples.
Simplicidade é, creio eu, aprender a viver conosco mesmo. Respeitando nossos limites e potencialidades.
Ser simples é ter consciência tranquila de estar cumprindo seus deveres para consigo e, para com o próximo.

Ser simples é ser bom, afável, sensato, calmo, quando isto, sinalizar tranquilidade interior.
Ser simples é usar dos bens materiais, somente o necessário. Sem se apegar a ilusões.
Ser simples é sorrir ao ver uma flor, ao admirar o céu, as estrelas.

Precisamos aprender a reconquistar nossa simplicidade. O que nos faz lembrar que fomos criados simples e ignorantes. E, aqui, aduzimos que: ignorância seria, apenas, nos colocarmos como ignorantes dinâmicos, ou seja, estarmos sempre aptos a aprender mais.

Quanto é importante aprender na vida!
A vida é plena de aprendizados.
Não há um só ser vivi que passe pela vida sem ter aprendido algo. Por que é a vida a oportunizadora da inteligência e, está é o instrumento, objeto do ato de aprender.

Aprender é evoluir e progredir.
Saímos dos instintos e caminhamos rumo ao sentimento, que é a razão elaborada pelo coração.
O animal selvagem que afaga o filhote. É mais  adiante, a mãe cuidadosa que acalenta o bebê com ternura.
Então, a vida, mesmo no mais obscuro ser vivo, é a escola de nossas almas, sempre em progresso.

Porque a vida é simples.
A complexidade teórica do funcionamento de uma estrela, cala-se silenciosa, ante o brilho iridescente desta, que apenas nos convida a apreciá-la.
Claro que, com isto, não nos convido à uma vida boba e contemplativa. Apenas nos convido a perceber as simplicidades do viver. A enxergar um lado, ainda, não perceptível para muitos de nós, que, nos sobrecarregamos com complexidades inúteis. E, nos cansamos sem ter pouso n'alma para absorver coisas simples.

Bem-aventurados os simples... 
Por que suas almas leves, vivem a vida - com seus desafios naturais -, com leveza. com coragem, por saber que possui, as condições fundamentais para a auto-superação. Não há a cobrança, o martírio do orgulho de crer-se capaz de fazer aquilo, que, ultrapasse os limites de sua capacidade e forças.

Talvez, este seja, o nosso desafio mais árduo. Vencer a falácia do ego, que nos obriga a nos comparar com os outros. É o egoísmo que nos incentiva a competir; a sermos os melhores, os mais capazes, os insuperáveis.

E, como nos sugerem os Sábios Instrutores, o egoísmo é o grande responsável pela ausência de paz e de justiça social. Como pode ser verificado no questionamento proposto por Kardec em O Livro dos Espíritos.
É o egoísmo o grande vilão de nossas vidas. Mas, este, é um vilão muito caro à nós. Caro, porquê é dispendioso alimentá-lo em nosso viver. Então, como destruir algo que "amamos" - que, sem medo de errar, é parte de nós -, sem destruir à nós mesmos?

Precisamos deixar de pensar em destruição e, optar pela transformação. Já que a Natureza não gera lixo. E, somos parte desta mesma Natureza.
Na Natureza impera a transformação?
E, por quê isso não ocorre conosco?

Cremos que, acontece sim. A cada dia. Para uns é um processo rápido, para outros mais lento. Não dependendo da vontade de cada um, de forma pessoal. Já que, todos, estamos sob as Leis Divinas que nos regem. Mas, sim, da força de vontade, do desejo nato de superação, do uso correto da inteligência; que é um dos dons dados por Deus para uso exclusivo de nosso auto-progresso.

Nosso maior equívoco foi ter usado nossa inteligência para uso exclusivo da satisfação de nosso egoísmo.
Se tivéssemos optado pela simplicidade, as coisas teriam tomado outro rumo.
Não foi assim, nos cabe, apenas, mudar de rumo. E, rumarmos em direção à nossa felicidade.
Felicidade que é simples. Que é sorriso íntimo, que é beatitude, é bem-aventurança.

Felicidade nunca será, estar satisfeito ante as misérias sociais, os conflitos psicológicos e perturbações emocionais de nosso próximo.
Felicidade é sim, pacificação para o bem agir, sem perturba-se com os desafios, que, sabemos ser imprescindíveis a todos nós, caminhantes, rumo ao Divino em nós.
Estaremos em paz conosco, mas nunca indiferentes com a dor alheia.

"Bem-aventurados os simples."

Oxalá, nos encorajemos à cada dia, a ser simples e, plenos de Amor. Por que, quem tem Amor: é o mais completo, é o mais rico de todos os seres. Por declinar preencher-se com "coisas", que, podem até por instantes, - uma existência até! -, serem fundamentais, mas que à longo prazo, nos deixarão vazios. E, oba! prontos a nos preencher com o verdadeiro tesouro.

Muita Paz a todos nós,
Vosso irmão,
Cláudio


Psicografado por Erick Nogueira, em 30 de julho de 2010, no "Momentos de Esperança", do Grupo Espírita Esperança - GESPE, Camaragibe - PE.





Nenhum comentário: