"Não se trata de biblismo místico e dogmatizante, longe disso. Mas de descobrir, pelo estudo profundo dos fundamentos doutrinários e por uma visão progressista da cultura espírita, o quanto a hermenêutica pode adquirir uma explanação confortadora e luminosa, motivadora de uma vivência saudável. Esse estudo, seguido de uma meditação, em ambientes apropriados de nossos centros espíritas, constituirá lídimas iniciativas de maturidade espiritual, será alento imprescindíveis à nossa caminhada, será o mergulho na intimidade donde extrairemos refazimento e sintonia com as forças superiores da vida.
A questão decisiva é a vivência." - Cícero Pereira

"Evangelho: ética para o Terceiro Milênio" - Seara Bendita - Wanderley Oliveira/Maria José C. Soares de Oliveira, Editora Dufaux

sábado, 23 de novembro de 2013

Preocupações


Preocupar é ocupar-se previamente, antecipadamente.
Geralmente, pensamos, antes de nos ocuparmos com algo. Colocamos nas ideias e elucubrações mentais aquilo que queremos nos ocupar.

Toda ocupação útil é trabalho, como nos dizem os Sábios Espíritos em O Livros dos Espíritos.
Precisamos trabalhar para viver e, não viver para trabalhar. Na vida tudo merece a nossa atenção, o nosso cuidado.

Nada deve ser deixado sem a pausa de nossa atenção, quer seja por um segundo. Por mínima que seja, nossa atenção enriquece o fato ou fenômeno observado. Nos acrescenta em alguma nuança que, apressadamente, não observaríamos.

Na azáfama de tudo,  não nos sobra tempo para contemplar nada. O sol é sempre o mesmo, as estrelas, as nuvens. Quando, se olhássemos bem, a vida não se copia e sim se recria a todo instante.

Pensamos que a preocupação é algum tipo de fixação mental. É como se fosse um retrato que não cansamos de olhar. E, que de tanto olhar, ele se fixa em nossa mente.

Enquanto que, o fluxo dos pensamentos precisa correr como a água de um rio. Rio este, que, é a própria vida que nos cerca e, da qual vamos extraindo, aquilo que nos cabe para crescer como pessoas e, principalmente, como seres filhos do Altíssimo; os quais, todos somos.

Cada um de nós carrega consigo algum tipo de problemática (desafio) existencial. Raros no mundo, não trazem do berço, já uma série de compromissos inadiáveis de crescimento.

Ninguém foge à lei de progresso e de evolução. Um equívoco nosso, é desejar a vida um mar róseo, onde, brisa alguma traga movimento às ondas...

Falta de movimento, de fluxo é caminho de estagnação. E, toda estagnação é passo próximo à morte. Que é transformativa! Logo, também, não é descanso, pausa, paralisação.

Então, como vemos: não há como parar. Nada deve parar, para que nos sintamos bem dispostos. A vida é o que é. Nos precisamos nos adequar ao fluxo natural do viver. Mas aqui mora o perigo. Geralmente, achamos que viver é o viver do mundo; o viver social-materialista que nossa sociedade, bem nos apresenta. Isto é uma forma de viver. Forma ansiosa, com imensa dose de ilusões e de percepções equivocadas dos fatos e fenômenos existenciais.

Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, disse-nos, Jesus. Disse o Mestre, ser a Vida. Mas que Vida nos apresenta Jesus? A vida simples, laboriosa, dialógica, afetuosa, a vida digna... São esses os viveres que, nos possibilitam imitar o viver que nos apontou Jesus.

Somos ansiosos e aflitos, porquê desejamos o mundo. Somos quais crianças, desejosas que as bolas coloridas de sabão sejam eternas... Mas a vida flui... Tudo se transforma a cada instante.

O Budismo há tanto tempo fala disso. Da disciplina e da educação dos nossos desejos.

O desejo, a posse, a busca desenfreada pelo, estritamente, material. É um desserviço ao nosso crescimento espiritual. Fácil é ficar angustiado, quando, não temos defesas, reservas para nos defender dessa psicosfera de angústia, pessimismo e desesperança que nos circunda.

O mundo evolui. Nossa sociedade evolui. Preocupar-se com o futuro do mundo é até um gesto compreensível. Mas, não podemos ser imaturos de imaginar que a vida que se estabeleceu neste planeta, em milhões e milhões de anos, será destruída pela vontade de alguns que, aparentemente, são os poderosos do mundo.

Corre no mundo espiritual - a certeza inabalável - de que Jesus está no leme. Os rumos da humanidade estão sob Seus cuidados. Nenhuma ação mesquinha e malévola, impedirá o progresso deste planeta, que, já tarda no relógio do progresso.

Nos ocupemos sim, com nosso mundo íntimo e pessoal. Atentemos para os nossos equívocos e imperfeições. São elas, o foco atento de nossa mente. Mas mesmo estes, com atitude pacificadora. E com otimismo, de que é possível nos modificar, o quanto for possível.

Para finalizar, nos relembro da frase confiante e resoluta de Jesus, ao nos dizer que: não nos afligíssemos com o dia de amanhã, pois, que, a cada dia tem as suas próprias aflições.

Ouvir isto, é certificar-se que, não adianta acrescer-se de preocupações, antecipadamente. Não irá resolver a problemática e, nem solucionará o desafio. Melhor inteirar-se, munir-se de pacificação e solicitar às Forças da Vida a coragem exata para vencer os desafios que a vida nos traz. 

A Vida não quer nos destruir. Todos os seus mecanismos são os de nos aparelhar com melhores ferramentas para vencer nossos impedimentos.

Reflitamos e, optemos pela confiança.

Jesus está no leme.

O mundo progride. Graças a Deus!

Muita Paz!

Vosso irmão, 
Cláudio


Psicografado por Erick Nogueira, no "Momentos de Esperança", em 03 de junho de 2011, no Grupo Espírita Esperança - GESPE, Camaragibe - PE.


Nenhum comentário: